Mollificio Lombardo foi fundado em 08 de março de 1932 no centro histórico de Milão pelo Comendador Emilio Longoni.

A produção especificamente artesanal era realizada em uma pequena oficina equipada com as primeiras máquinas automáticas daquele tempo.

Por conta da segunda guerra mundial, Mollificio se transferiu de Milão para Carvico (BG) em um antigo moinho. Descoberto pela Força Aérea Italiana, onde, em colaboração com os trabalhadores locais e alguns técnicos transferidos de Milão, ampliou a gama e aumentou a capacidade de produção.

Com a reconstrução pós-guerra da indústria italiana, a fim de alcançar níveis de produção de alta qualidade, decidiu-se pela construção de uma nova fábrica em 1960.

Com o advento da terceira geração, o objetivo continua sempre o de investir em tecnologia e serviços para atender as necessidades dos clientes mais exigentes com atenção especial aos recursos humanos que representam a continuidade para o futuro.

O estudo e planejamento de mercado do Mollificio Lombardo para vinda e instalação no Brasil começou no ano de 2012. Após as conclusões de viabilidade econômica e social, em 2015 foi instalada a unidade de produção em Apucarana/PR.